No momento, você está visualizando Stabilizer: Biofeedback de pressão

Stabilizer: Biofeedback de pressão

O stabilizer  é um medidor criado para ser empregado em exercícios de estabilização em todas as partes do corpo, sua utilização na avaliação da tarefa de retração dos músculos abdominais principalmente, fez que se tornasse fundamental nos tratamentos de distúrbios do sistema muscular local em pacientes com lombalgia.
O stabilizer permite a identificação da qualidade da contração do transverso abdominal, a unidade de biofeedback de pressão (stabilizer) consiste em um apoio rígido inflável dividido em três seções, acompanhado de um mostrador e uma bomba de pressão, similar a um aparelho para medir a pressão arterial.

31260-001900x600

O objetivo especifico na utilização deste acessório é reduzir o movimento compensatório da região lombopélvica durante o movimentos do segmentos adjacentes, com a ativação da musculatura responsável por esta estabilização. Assim desenvolvendo uma proteção articular da mesma região durante outras atividades esportivas e ocupacionais. O paciente concentra-se em aprender a dissociar estes movimentos do quadril do movimento compensatório da região lombo-pélvica por exemplo.

Em contra partida, os procedimentos de alongamento para músculos que se inserem na coluna lombar e na pelve, representam um desafio para a manutenção da estabilidade lombopélvica. Além disso, alguns músculos do sistema global com inserções na coluna lombar devem ser capazes de se alongar sem comprometer a estabilidade da região.

Os exercícios são realizados em primeiro lugar com a retração da parede abdominal para ativar o centro de força (CORE), essa contração deve ser mantida durante toda manobra de sustentação ao mesmo tempo que se mantem um padrão respiratório normal. Os movimentos devem ser feitos lentamente com enfase na precisão e no controle, mostrado visualmente no mostrador do sensor.

Por exemplo, se um corredor fosse acometido por sintomas de lombalgia, nesse método seria exigido esse controle muscular local para melhora da ativação muscular local. Assim, dependendo da patologia apresentada nesse estagio podemos aliviar os sintomas valiosos do individuo, devido sua eficacia na proteção articular da região lombar  através da ação muscular da mesma. Este programa é extremamente necessário para um desempenho de alto nível.

 
Referência: Fisioterapia para estabilização lombopélvica, Carolyn Richardson, Paul W. Hodges, Julie Hides.

Deixe um comentário